top of page

A VOZ DOS AVÓS

"Nos olhos dos jovens...

...arde a chama.

Nos dos velhos brilha a luz." 

(Do carnaval à pascoa…)

 

 …Dia de São José

No dia seguinte ao Carnaval (Quarta-feira de cinzas) começa a Quaresma. Há muitos anos atrás este período era muito respeitado.

Não se comia carne nem havia divertimentos. Havia apenas um dia em que se podia comer carne, no dia 19 de Março, dia de S. José. Nesse dia as pessoas comiam o resto da carne que sobrava do dia de Carnaval, e que era guardada nas salgadeiras durante todos esses dias. Além de se comer carne à vontade podia-se dançar e fazer outros divertimentos.

Faziam bailes nas tabernas, nos lagares, e em casas particulares.

Por isso ainda se diz: "No dia de São José come-se carne e bate-se o pé".

 

…Serração da velha

A serração da velha é no meio da Quaresma. À quarta-feira os rapazes batiam à porta das pessoas de idade, chamavam-nas e diziam-lhes uma mentira que as punha aflitas, para as obrigar a sair de casa.

Começavam os rapazes a fazer barulho, quando as pessoas caiam nas mentiras, com os instrumentos que arranjavam. Era um serrote a serrar um cortiço, chocalhos das vacas, latas, etc. Diziam um verso assim: Tiço, tiço ...venha a velha para o cortiço.

No dia seguinte eram tema de conversa os enganos.

 

…"Ofícios das Almas"

Havia também, no meio da Quaresma o "Ofício das Almas" e, nessa altura, faziam-se confissões. O padre tinha um livro com o nome das pessoas, e conforme as pessoas se iam confessar, riscava o nome.

Durante três dias fazia-se a preparação da Páscoa e ao quarto dia fazia-se o "Oficio das Almas", que era uma missa, dita em latim, pela alma dos defuntos. Ao centro da capela estava uma caixa em madeira coberta por um pano preto, o "esquife", para lembrar os mortos. Esta cerimónia durava quase todo o dia.

 

… A Semana Santa

No Domingo antes da Páscoa celebrava-se o Domingo de Ramos, em Alcanede. Quase todos iam para lá. Da Igreja saía o "Senhor dos Passos", e da capela da Misericórdia saía Nossa Senhora. Fazia-se uma procissão e encontravam-se em frente dos antigos Paços do Concelho, onde o padre dizia o "Sermão do
Encontro". Depois percorriam as ruas em procissão e entravam as duas imagens na Igreja. Durante toda a semana havia jejuns. Não se comia carne excepto ao Sábado.

Na tarde de Quinta-feira de Endoenças trabalhava-se só de manhã, e na Sexta-feira de Paixão só de tarde, eram dois meios dias santos. Faziam uma festa em Alcanede, chamavam-se as "Endoenças".

Na quinta-feira era o dia da ceia grande. Comia-se bacalhau com arroz para comemorar a Última Ceia de Jesus com os Apóstolos. Na sexta-feira as pessoas faziam jejum e rezavam muito. 

Antigamente...

© 2014 by Be'i'Jo. Proudly created with Wix.com

bottom of page