

Respire Paz,
Ar puro & Felicidade
HISTÓRIA
"É preciso muitíssima história...
...para forjar...
...uma pequena tradição."
(Henry James)

-
Peditório pelo lugar na véspera
-
Quermesse
-
Alvorada
-
Entrega da bandeira
-
Jogos tradicionais
Tradições Vivas
Tradições Extintas
-
Piquenique que se fazia no 1º dia de festa
-
Fogaças da Escola e da Mocidade
-
Ao terceiro dia de festa, à noite, todos os elementos percorriam a casa uns dos outros, comendo, bebendo, cantando e deitando. Cada elemento tem direito a alguns foguetes. Era a despedida.
As primeiras habitações eram localizadas nos Casais Carvalhos, Carrascal, Vais Jeiriços, Covadas e Casais de São Pedro.
Ainda há vestígios de algumas delas. Actualmente, Valverde tem cerca de 420 habitantes, distribuídos por cerca de 120 habitações.
Desde há muito tempo que as pessoas se dedicam nesta localidade à extracção de calcário em bloco e cal, a qual continua a ser a actividade mais predominante.
Os transportes eram feitos em carros de bois. O comércio era feito em Alcobaça, Nazaré e Santarém. Presentemente quase todas as famílias têm carro e casa e o meio socioeconómico bastante razoável.
Desta região foi calcário para a Torre de Belém, Mosteiro da Batalha e mais recentemente para o Palácio da Justiça e Cristo Rei em Lisboa.
Num local chamado Penedo existe ainda uma casa que dizem ser a primeira taverna. Ainda há vestígios na parede as pedras furadas onde prendiam os cavalos e os burros das pessoas que iam vender. Passavam por carreiros na serra. A agricultura e a criação de gado sempre foram importantes. Apesar de agora a agricultura estar reduzida ao cultivo de pastos, algum milho, aveia e batatas, a criação de gado está mais desenvolvida. Entre algumas culturas destacaram-se a dos cereais e a da apanha da azeitona. Tanto uma como a outra já não têm agora qualquer importância. Outrora eram as maiores fontes de riqueza.
A prova disso é a existência de 5 moinhos em ruínas e 4 lagares de azeite, dos quais apenas 1 continua activo. As construções antigas existentes são as ruínas dos moinhos, casas de pedra, eiras, fontes com telhados de pedra em forma de prisma quadrangular e a capela, construída em 1600. Em Valverde ergue-se um monte designado pelo nome de “Castelo”. Segundo a voz do povo, aqui existiu um Castelo em tempos longínquos. Também dizem que existe nesse local um lençol de água que se fosse aberto inundava Valverde.
Nas últimas décadas do século XIX foi descoberta uma importante mina de carvão, que chegou a ser explorada durante alguns anos.
Há pouco mais de 30 anos foi descoberta em Valverde uma gruta, onde forma encontrados um grande número de ossos humanos e armas pré-históricas. Nesta altura despertou a atenção de muita gente desta área e sítios distantes.
Valverde de Ontem e de Hoje
